SOBRE A LIGA

A Liga Social e Cultural Campos do Lis é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública, sediada na localidade de Gândara dos Olivais, freguesia de Marrazes, concelho de Leiria. 



A Liga é uma associação que desenvolve várias atividades, nomeadamente na área social, cultural, recreativa e desportiva, contando, na atividade social, com três respostas: o Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Cantina Social, sendo contempladas com um Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Leiria. 

Nas restantes áreas realizamos, durante todo o ano, várias atividades e eventos que envolvem a comunidade. 

HISTÓRICO

 

Em 1973, um grupo de habitantes da Gândara dos Olivais adquiriu um terreno, para nele se realizarem as festividades locais.

Para dar cobertura legal à posse do terreno foi criada, em 19 de outubro de 1974, , em Assembleia Popular, uma associação, designada por Liga Popular Campos do Lis, com o objetivo de promover e desenvolver, além das festividades locais, outras atividades culturais, recreativas e desportivas, tendo, para o efeito, construído dois edifícios, dos quais apenas se mantém um, onde está instalada a sede da Institução. 


Contudo, após um período de pouca atividade na Liga, em 2004, uma comissão local, com o objetivo de acompanhar a evolução da sociedade e corresponder às suas exigências, propôs à direção da associação que esta se constituísse em IPSS, e prosseguisse fins sociais, através da criação e implementação de respostas sociais que fossem ao encontro das necessidades da população idosa da comunidade local.

Foi assim qualificada como IPSS, a 21 janeiro de 2005, tendo igualmente alterado a sua denominação para Liga Social e Cultural Campos do Lis, dando inicio a um Serviço de Apoio Domiciliário, em fevereiro de 2007.


Prosseguindo na criação e implementação de respostas sociais, em maio de 2008 foi lançada a primeira pedra para a construção de um Centro de Dia, que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques. Após todo um período de grande empenho por parte de todas as pessoas envolvidas no projeto, em agosto de 2009, foi inaugurado o Centro de Dia Campos do Lis, com a presença do Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira da Silva. Em 2011, ao abrigo do Programa de Emergência Alimentar, iniciou-se uma terceira resposta, a Cantina Social, fornecendo refeições diárias gratuitas à população mais carenciada.

MISSÃO

 

A Liga tem como missão favorecer, dinamizar e implementar, de forma inovadora, serviços e atividades com objetivos claros de promoção da qualidade de vida dos seus associados em geral, dos idosos em particular.


A Instituição pretende estar atenta e consolidar o seu trabalho em prol do apoio, inclusão e coesão sociais.

VISÃO

 

Pretendemos ser reconhecidos como uma entidade inovadora na promoção e dinamização dos Direitos Humanos e da Cidadania Ativa.


 

VALORES

 

A nossa Instituição trabalha em obediência aos seguintes princípios:

- Solidariedade                              - Cuidado                          - Melhoria Contínua

- Cidadania Ativa                           - Autorrealização              - Integridade

​- Sustentabilidade                         - Igualdade


“Integridade é fazer-se aquilo que está certo mesmo que ninguém esteja a ver.”

Jim Stovall

 

www.ligacamposlis.com | 2020     

  • YouTube App Icon

Subscreva a nossa Newsletter